Por quê?

A ideia do Mercadologicando é trocar informações e falar sobre o que está acontecendo no mercado de uma maneira mais popular e discutir sobre o assunto de forma aberta e livre.
É também um espaço para falar de coisas criativas, inovadoras, divertidas, inteligentes e sérias.
Seja-bem vindo!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pixel: o PC da Google com Chrome OS é a novidade do mercado de computadores.

Apesar de existirem diversos Sistemas Operacionais (OS), os utilizados nos computadores pessoais são em menor número, sendo que apenas 3 deles correspondem a praticamente todo o mercado mundial de PCs, são eles o sistema operacional da Microsoft, o Windows, o da Apple Computers, o Mac OS e o Linux OS de código aberto.

O mais recente é o Linux, lançado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, e após 22 anos do lançamento do Linux finalmente surge mais um sistema operacional que terá chances verdadeiras de se tornar popular rodando em PCs: o Google Chrome OS, da própria Google (baseado em Linux e também com código aberto). O Chrome OS foi criado em 2009, porém apenas em 2011 é que seu uso foi oficializado através do lançamento dos aparelhos dos parceiros da Google que trouxeram este sistema como aposta, os Chromebooks (Figura 1).

Chromebook da Samsung, PC que usa o Chrome OS.
Figura 1: Lançado em 2011, o Notebook da Samsung trouxe o Chrome OS como novidade.
A novidade agora é que a própria Google lançou ontem (21/03/2013) seu computador pessoal (PC). Batizado de Chromebook Pixel, o notebook da Google vem com tela touchscreen (sensível ao toque) de altíssima resolução (2.560 x 1.700 pixels e ângulo de visão de 178 graus).
Chromebook Pixel da Google
Figura 2: Chromebook Pixel da Google, que aposta em tela touchscreen e alta resolução.
O design do notebook da Google lembra o iPhone da Apple, com linhas mais duras e arestas aparentes, é minimalista, tal qual o seu sistema operacional, que aposta na simplicidade para ganhar em velocidade e desempenho, calcanhar de aquiles dos sistemas operacionais Windows da Microsoft.

No mercado estadunidense o Pixel chega custando U$ 1.299,00. Ainda não houve divulgação do preço que será praticado no mercado interno. É esperar para ver.

Um comentário:

Caju disse...

É certo que será uma fortuna. Viva Brasél!