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quinta-feira, 12 de março de 2009

A principal atração é o CLIENTE!

Esse post é em homenagem à turma de Administração de Relacionamento com o Cliente!

Eu tentei não criticar, mas não deu... meu papel aqui não é esse? Então vamos lá!
Já tem algumas semanas que ando escutando nas rádios um spot de uma empresa que vende brindes. Estou falando daquelas coisinhas que ganhamos quando vamos a um evento, quando abrimos uma conta em um banco, quando assinamos um jornal, quando vamos em um médico, etc. A verdade é que qualquer empresa hoje dá brinde.

Voltando a falar do spot... na locução dizia assim: não fique fora dessa "o brinde é a principal atração"! - neste momento eu congelei, minhas veias esfriaram, fiquei pálido... quase paro o carro. Na mesma hora eu pensei, acho que vou postar no Mercadologicando alguma coisa sobre isso, mas acabei deixando de lado. Só que acabei escutando outras vezes e na semana passada uma aluna me perguntou alguma coisa a respeito e eu não podia deixar de fazer aqui o alerta: espero que os clientes dessa empresa (que também são empresas que compram brindes para dar aos seus clientes finais) estejam comprando os brindes para dar aos seus clientes, mas que não levem em consideração a frase "o brinde é a principal atração" - pois se o fazem não sabem onde estão enfiando o dinheiro deles. Deveriam gastar com algo mais produtivo para o cliente final.

Tudo bem que gastem dinheiro com brindes, nada contra, mas gastem antes com o cliente! O cliente não está pensando se vai ganhar o brinde, o cliente quer saber se ele vai ter resultados positivos, se os produtos satisfarão às suas expectativas, se a sua ação vai valorizar, se o seu corte de cabelo vai sair do jeito que ele quer, se o carro vai resistir à corrosão todo aquele tempo que realmente a montadora disse que ele vai durar, enfim. O que a empresa tem que se preocupar é em entregar valor ao cliente. E se a empresa chegar a imaginar que a "principal atração é o brinde", pois bem, não precisa nem seguir adiante, feche as suas portas, você já fracassou no mercado.

Eu vos digo: A principal atração é o CLIENTE!

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente professor vc tem razão. Muitas empresas perdem o foco no cliente. Valorizam coisas ou ações fúteis que não acrescentam valor a seus produtos. Hoje em dia as empresas estão mais voltadas para o resultado e dessa forma perdem sua identidade como fornecedores de serviços ou produtos. INDISCUTIVELMENTE, O IMPORTANTE É O CLIENTE!!!

Tiago Barros Administrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Barros Administrador disse...

Rapaz lembrei da McDonalds !!
(Mclanche feliz)
Realmente o foco da empresa tem que ser no produto final, o brinde não é algo prioritário, porem a qualidade do serviço prestado pela a empresa e a satisfação do cliente deve ser a principal atração sempre !!!

Anderson Silva disse...

Você tem toda razão. Não se fazem mais empresas como antigamente, que voltavam os seus esforços em conquistar o cliente através dos serviços prestados ou coisa parecida. O fato é que as empresas modernas tentam angariar um leque maior de clientes através do oferecimento de brindes e coisas supérfluas que no fim das contas acabam não sendo o seu grande diferencial.
De que adianta comprar um carro numa concessionária, ganhar a guitarra do Bel Marques e ficar parado e plena BR 324 com o motor do carro fundido? Tenho uma possível resposta para essa pergunta, la vai: tocando a guitarra, num passe de mágica o motor será restaurado e poderei assim voltar para casa como se nada tivesse acontecido.

Aline Brito disse...

Concordo plenamente professor Vicente...

Algumas empresas vêm adotando esse tipo de estratégia tentando atrair clientes, mas sem saber que dessa forma só irá atrair "maus" clientes aquele tipo que só utilizam o produto ou serviço da empresa por causa dos "presentinhos" e que depois que a empresa deixar de distribuir-los, aqueles mesmos clientes também a deixaram. Por isso, a maneira mais correta de atrair clientes é investindo na empresa e na melhoria dos seus serviços.