Por quê?

A ideia do Mercadologicando é trocar informações e falar sobre o que está acontecendo no mercado de uma maneira mais popular e discutir sobre o assunto de forma aberta e livre.
É também um espaço para falar de coisas criativas, inovadoras, divertidas, inteligentes e sérias.
Seja-bem vindo!


terça-feira, 31 de março de 2009

Propaganda, educação e a comunicação

O que a propaganda tem a ver com educação? Quase tudo.

Tirando o lado comercial dos anúncios, a propaganda tem muita influência na educação, afinal, ela é um instrumento de comunicação em massa. Sim, mas e daí? E daí que, querendo ou não, ela tem uma responsabilidade social. E aí mora o perigo, porque nem todos tratam a propaganda tão a sério. Como disseminadora de informação, antes de tudo, a propaganda propaga idéias, e em sua maioria são apoiadas com texto, outrsa são basicamente texto. E texto é português, português é educação. Da mesma forma que existe a atenção em escrever livros, revistas, jornais etc., deve-se ter ao escrever os anúncios.

Eu sou um apaixonado pela língua portuguesa e aceito apenas em partes as mudanças da reforma ortográfica. Mas com ou sem elas, diariamente vejo erros de português em todos os meios de comunicação, sem exceção, e fico chateado porque eles são formadores de opinião, exemplos a serem seguidos por uma população que não tem muita opção de entretenimento. Poucas vezes, por exemplo, vi algum periódico, jornal televisivo ou anúncio conjugando "assistir" (no sentido de ver) de forma correta: Assistir o filme. É de doer, porque quem assiste, assiste a alguma coisa. E quem assiste a estes erros em massa, aprende errado. E é apenas um exemplo.

A propaganda tem, sim, a obrigação de ser correta, e não só politicamente. Porque através dela o português pode perder um pouco sua identidade - com o uso abusivo de estrangeirismos, ignorando completamente a existência de palavras em português com exatamente o mesmo sentido, por exemplo (nessas horas uma xenofobiazinha até que cairia bem, vide Portugal e França).
A propaganda não deixa de ser, também, um instrumento de pesquisa, para estudos futuros sobre as mudanças na língua e na comunicação. Hoje vemos anúncios de 10, 20, 60 anos atrás e percebemos, as mudanças sofridas pela língua através dos anos. Mas vamos aproveitar melhor este assunto em um próximo post.

Um comentário:

Carol Leal disse...

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.