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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Prefiro ENCANTAR o cliente!

Nesta semana em aula discutimos muito sobre "fidelização" do cliente. O assunto é sempre atual e por isso vale a postagem em homenagem ao retorno do Blog Mercadologicando.

A palavra fidelização é bastante banalizada no meio dos negócios. Vejo diversos autores, colunistas e blogueiros, explicando "como fidelizar o cliente", assim, como se fosse uma receita de bolo.

Vou começar logo inflamando e afirmando, FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE É UTOPIA! E digo mais, GRAÇAS A DEUS! Imagine se existisse cliente fiel: só compraria em uma empresa de cada setor do mercado, não teria visão crítica, não faria pesquisa de preço, não criticaria o atendimento da empresa, estaria tudo ótimo para ele e as empresas ficariam cada dia mais obsoletas.

Vou usar aqui exemplos que meus alunos do 1º semestre de Administração e Contábeis disseram em sala de aula:
1) As empresas não devem se preocupar com fidelização, porque ela não existe, mas ela deve criar meios para que o cliente fique satisfeito cada vez mais, pois esta satisfação gera frequência no seu estabelecimento;
2) O serviço é o diferencial, empresas concorrentes têm produtos similares, então o que pode diferenciar uma da outra? SERVIÇO! Sobre serviço entenda: atendimento, climatização, limpeza, educação, cortesia, agilidade, aroma, organização do espaço, pós-venda, etc.
3) Preço não é VALOR, mas remete qualidade: devemos ter coerência ao cobrar um valor na nossa loja, tudo depende do nosso público-alvo, pois de nada adianta cobrar por um produto um preço altíssimo se você destina seu produto a um público que não pode pagar, ou até mesmo cobrar um preço baixo a um público que está preocupado com outros quesitos, dentre eles o principal, qualidade. A criação de valor para uma marca está em diversos aspectos, dentre eles o principal é o SERVIÇO. Eu lhe pergunto, você consumiria um acarajé em uma baiana que cobrasse R$ 0,50? O que você pensaria sobre o valor deste produto?
4) Como estou falando em público-alvo aproveito para dizer, se você quer encantar o cliente precisa primeiro pensar nos seus clientes e consumidores. O que eles precisam? Não tente imaginar o que se passa na cabeça dele, pergunte, faça PESQUISA DE MERCADO. Ao contrário do que muitos já imaginaram o início da fluxo do marketing é o CLIENTE e não o produto.
5) Programas de fidelidade e programas que dão brinde nunca fidelizaram cliente, mas ajuda na construção do relacionamento, pena que a grande maioria das empresas não sabe o que fazer com isso.

Depois de aplicar tudo isto em sua empresa ainda lhe digo, você não fidelizará cliente algum, mas você poderá deixar o cliente ENCANTADO, e cliente encantado volta! O resto só depende de você.

E vocês, o que acham?

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Profº Vicente.

Muito interessante o conteúdo, houve falha somente em NÃO citar a Turma de CONTÁBEIS!!!

Obrigado.

Dinei Neves
Ibes-Contábeis.

Vicente Miranda disse...

Realmente Dinei, uma falha, mas não proposital, o uso do cachimbo deixa a boca torta. Mas o texto é em consideração à turma de Administração e Contábeis do IBES, 1º semestre!
Obrigado pela sua participação!
Sds!

Unknown disse...

Prof. Vicente,

é sempre bom refletir criticamente tudo aquilo que (a)parece pronto e acabado.

Tenho notado que a discussão sobre "fidelização" vem acompanha de outras, tais com: Prospecção e Segmentação. Tudo parece uma verdadeira "alquimia" da sedução do cliente.


Parabéns, está muito bom.

Anderson Silveira

Vicente Miranda disse...

Obrigado Anderson! Verdade, a "fidelização" é muito mais complexa do que simplesmente fazer um cadastro do cliente e lhe dar um brinde na sua primeira compra.

Continue participando!

Claudia Maria disse...

Legal o conteúdo, pena que no nosso pais muitas organizçoes ainda não acreditem nesse investimento "fidelizar o cliente".

Claudia Maria
Ibes-ADM 1ºsemestre

Anônimo disse...

Para mim que comecei às aulas ontem (14/03) o conteúdo do seu Blog tem sido de extrema importância pro aprendizado dos assuntos dados em aula e que infelizmente não pude acompanhar desde o início. Adorei as postagens!