Por quê?

A ideia do Mercadologicando é trocar informações e falar sobre o que está acontecendo no mercado de uma maneira mais popular e discutir sobre o assunto de forma aberta e livre.
É também um espaço para falar de coisas criativas, inovadoras, divertidas, inteligentes e sérias.
Seja-bem vindo!


domingo, 10 de abril de 2011

Ideias em momentos de crise

O mundo nunca existiu sem crises e certamente o hoje não seria como é se não fossem as crises. A história da humanidade relata vários momentos de incertezas que foram superados. Estas superações são explicadas por Charles Darwin se trouxermos o seu conceito para a escala dos negócios: a seleção natural. Engraçado imaginarmos que um conceito baseado na evolução das espécies pode explicar a adaptação dos negócios no meio capitalista. Empresas em crises precisam superar as dificuldades para que possam sobreviver no mercado e é desta forma que elas superam as mazelas e conseguem permanecer ativas.

Um grande exemplo de superação em época de crise está após a 2ª Guerra Mundial. Alguns países ficaram arrasados, no entanto a necessidade de superação fez com que eles criassem novos modelos de desenvolvimento, de produção e de liderança. O Japão é hoje uma das maiores potências do mundo, e na década de 90 chegou a ser a maior economia do mundo. Os carros japoneses, que antes eram vistos com desconfiança no mercado internacional na década de 80 e 90, eram considerados os melhores no mercado, superando até os modelos estadunidenses.

Outro exemplo é a Alemanha, um país completamente destruído e que chegou a ser dividido por um muro, o de Berlim. Após a Guerra e a queda do muro, a Alemanha passou a ser o país mais rico da Europa e permanece assim até hoje. Tinha tudo para ser um país fracassado, mas a necessidade de superação em momentos de crise fez com que houvesse a necessidade inquestionável de se ter novas ideias e colocá-las em prática.

Empresas são assim, quando estão em crise precisam ser transformadas. A quebra de paradigmas é essencial neste momento. Velhos modelos devem ser deixados de lado, novos precisam ser pensados para que exista, enfim, a possibilidade das empresas se manterem no mercado.

A reflexão que devemos ter é: será que precisamos aguardar os momentos de crise para criarmos novas ideias? Já foi comprovado que sob pressão tendemos a superar os nossos limites. Mas porque aguardar um momento tão duvidoso para dar asas à criatividade? Devemos criar e superar as previsões, ou seja, fazer as coisas certas superando as penúrias das turbulências.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto! Excelente ideia em relacionar um tema tão atual com marcas da nossa história. A reflexão final estimula o leitor em apostar na sua criatividade independente do momento.Sábio conselho!

Unknown disse...

Na teoria de Darwin sobrevivi o q se adapta melhor as mudanças do ambiente, acho q da mesma forma acontece com as empresas, sobrevivi a q se adapta ao mercado e ao desejo de seus consumidores...
Acho q é nesse momento q a criatividade entra em cena, quando ha a precisão de mudar e por que não inovar.?..
Como minha vó ja dizia nos tempos de outrora a criatividade é mãe da necessidade