O Google é uma empresa inovadora. No último dia primeiro de abril eu recebi uma mensagem do Google dizendo que eles estavam testando um novo sistema de interação homem-máquina, o Gmail Motion. O gerente de produto explicou direitinho, especialistas deram seu parecer a favor e tinha até um link para testar o sistema. Eu fiquei pensando em como seria responder um email se tivesse o braço engessado. Cliquei para fazer um download e experimentar essa novidade. Caí como um patinho... era uma piada de primeiro de abril! (clique para assistir o vídeo em inglês)
Não existe o Gmail Motion, mas o Google acaba de anunciar o Google Wallet. Confesso que não achei muita inovação, pois me parece o velho Oi Paggo, o cartão de crédito pelo celular, que já está no mercado há muito tempo e não deslanchou como se esperava. Mas agora, um sistema semelhante vindo do Google, estou botando fé.
O celular já passou do PC em número de usuários em qualquer país. Aqui nos Estados Unidos, cada vez mais internautas acessam a web pelo celular ou tablet do que pelo PC, que há muito tempo já vem perdendo mercado para laptops. Mas com celulares e internet mais acessíveis, o Google Wallet tem tudo para dar certo.
A lógica é simples. O usuário tem um celular com o Google Android (é claro), uma conta no Citibank e faz compras em uma loja credenciada pelo Google. Não precisa usar dinheiro, nem cartão de débito ou crédito. Usa o celular. A conta é debitada e paga na hora. A loja recebe o crédito pela transferência eletrônica de fundos automaticamente.
O grande desafio não é a tecnologia, que me parece muito simples e, como disse, não é nova. O desafio é convencer o cliente, o usuário do Google, que há segurança, comodidade e vantagens financeiras em utilizar o sistema. Além disso, o Google tem que convencer o lojista a acreditar no sistema e oferecer um custo operacional mais atrativo que o cartão de crédito. Como o Google tem força na marca e gente inteligente, acredito que o produto tem grande potencial para lançar um novo meio de pagamento no mercado.
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